11 de fev. de 2015

Família


E num desses primeiros dias de aula eu estava folheando os meus livros e achei um poema muito legal, que eu sabia que daria um ótimo texto. Eu vi esse poema no meu livro da disciplina Projeto de Vida, página 13, livro do 2º Ano do ensino médio profissional integral, mas agora vamos parar de falar tanto e vamos ao poema (risos).

FAMÍLIA
Trecho do poema do Noélio Duarte

Família.
Família...
Todos temos,
Dela viemos.
Nela nascemos...
Então crescemos.

Para uns...
a família é só pai,
para outros, só a mãe,
muitos só tem a avó...
Mas é família:
sinônimo de calor!

Tem família
que é completa,
repleta,
discreta,
seleta,
aberta...

Outra,
é engraçada,
atiçada,
afinada,
engrenada,
esforçada,
empenhada.

Mas tem família
complicada,
indelicada,
desajustada,
debilitada...

Família...
família é assim:
lá não temos capa
- Nada nos encapa!
Máscaras, como usar?

Família...
Família é lugar
onde convivem os defeitos.
Um é risonho, outro tristonho.
Um é exibido, outro inibido;
um é calado, outro exagerado;
um é cabeludo, outro testudo;
um é penteado, outro descabelado...

Família...
Família é assim:
nunca é possível contestar,
pois onde há diferenças,
haverá desavenças.
como a todos agrada?

Então gente, vocês podem estar se perguntando: "Há mas, por que a Day trouxe esse poema pra gente?! O que ele significa?" Então gente, eu sempre fui uma ovelha negra na familia sabe? Tipo, minha familia é constituida por meu pai, minha mãe, meu irmão e agora minha filha também. A diferença de idade entre meu irmão e eu é de 9 anos então eu só lembro do meu irmão adolescente... e tipo, quando eu tinha 10 anos eu já me comportava como uma adolescente de 15. (risos) Meu irmão não, ele sempre manteve a calma, ele nunca fez nada que deixasse nossos pais preocupados e coisa e tal. Já eu, começei a dar trabalho com 10 anos! Outra coisa que sempre foi motivo de brigas aqui em casa é o tratamento que meus pais me deram: Eu sempre estudei em escola particular, desde de pequenininha ate 6º Ano(inclusive saí porque estava dando muito trabalho!). E meu irmão não! Ele só estudou em escola particular 2 ou 3 anos eu acho... então, por isso, sempre que eu tirava uma notinha baixa (isto é, tirar um 6 ou 5) já vinha a família toda brigar comigo... Outra coisa que faz com que eu brigue muito com meus pais é o fato de eu ser muito espontânea e autoritária. Eu engravidei cedo por causa disso... por que eu faço as coisas sem pensar!

Mas gente, eu só falei isso tudo pra agora dizer uma coisa muito importante! Não importa se sua familia é cabeça dura e não entende o modo que você vê o mundo, não importa! O que importa é que quando você mais precisar eles vão estar la! Eles vão (mesmo que não pareça!) te apoiar em tudo! E tipo, por mais que sua mãe e seu pai falem coisas que vão te magoar, não importa! Eles falaram da boca pra fora... falaram no calor das emoções! E o importante é que por mais que eles falem coisas que não devem ser ditas eles te amam! Eles só querem te ver bem e feliz! E para que o clima de confusão entre vocês diminuam, o primeiro passo é você respeitar! Isso mesmo... Respeitar a opinião de seus pais! Respeite o modo que eles vêem o mundo! Eles nasceram em outra década.. em outra geração. Portanto, o modo deles verem o mundo é diferente! Respeite e ame-os eternamente!

Beijos... Falei muito hoje, mas, se tem alguma coisa à acrescentar deixa aí sua opinião nos comentários, desde já obrigada por tudo! *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, vamos ler, e responde-los! Obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dois Jeitos de Ser - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Daiane Santos ¬ Vitória Alves.
Tecnologia do Blogger.